domingo, 16 de setembro de 2007

Aula dia 28/08/2007 Informação Empresarial

Com a crecente concorrência global, as empresas estão cada vez mais necessitando de informação de todos os tipos de clientes. Com as informações em mãos, as organizações passam a ter um profundo conhecimento de si mesma e de seu ambiente externo (concorrentes) e de sua estrutura de negócios podendo fazer o planejamento da organização, assim tendo uma melhor gestão e controle dos processos.
A informação tem um valor relativo, de nada adianta ter uma informação por melhor que ela seja, se não for repassada às pessoas interessadas em forma e conteúdos adequados, se não for repassada dessa forma, a informação perde todo o seu valor.
Dentro do desse contexto as empresas devem procurar diferenciar as informações a fim de reter somente a informação que lhe for conveniente, pois, existem vários tipos de informações, se a empresa não souber filtrar, conseguentemente irá se sobrecarregar de informações sem interesse ou lixo, assim fugindo ao foco do sistema de informação.
As empresas na qual os seus gestores fazem uso do sistema de informação e a partir dessa praticam a tomada de decisão, ficando as empresas e os seus gestores conhecidos como Infoempresas e Infoempresários.
Para o processo de tomada de decisão, é necessário classificar as informações em estratégico, gerenciais e operacionais, as informações operacionais são aquelas que tem por finalidade assegurar que as operações continuem sendo exercidas em conformidade com o ciclo operacional da empresa. Já as informações geranciais destinam-se à alimentar processos de tomada de decisão, devendo ressaltar que cada nível gerencial depende de informações diferenciadas. Já o nível estratégico abrange o alto escalão da empresa, é nesse nível que são tomada as decisões que tem efeitos duradouros e de difícil inversão. Também são tomadas decisões que são frutos de um planejamento em longo prazo conhecido como planejamento estratégico. E para que essas informações se diferencie, a empresa precisa conhecer as suas necessidades em todos os níveis.
No novo paradigma organizacional, o crescimento do trabalho de uma empresa está diretamente relacionado ao que os sistemas de informação são capazes de fazer. O aumento da produção e consequêntimente o aumento na participação do mercado, a redução nos custos em consequência do melhor aproveitamento dos insumos de produção, o desenvolvimento de novos produtos, melhora na produtividade dos empregados.
Todos esses indicadores a cada dia que passa estão dependendo mais e mais dos tipos e qualidades do sistema de informação na empresa. Além disso o sistema de informação deve apresentar respostas rápidas e confiáveis aos interesses e propósitos da gestão.

Nenhum comentário: